O Plano Regionalizado de Saneamento Básico foi apresentado e entregue em uma solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (10), no auditório da Embasa de Feira de Santana. O evento reuniu autoridades municipais e do estado e mostrou a grandiosidade e importância do Plano, que além de ser o primeiro no Estado da Bahia, é um importante instrumento na implementação da política de saneamento básico, reforçando os investimentos nos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.
Para o Diretor Geral da Agersa, Walter Oliveira, o plano é um passo importante para a elaboração do Contrato de Programa de forma regionalizada, e em observância a Lei complementar nº48.2019, editada recentemente pelo Governo da Bahia.
“Ficamos felizes em ver a concretização do Projeto, em breve a população poderá colher os frutos desse eu é o primeiro plano regionalizado de saneamento básico do estado da Bahia, e agora o papel da Agersa, enquanto órgão fiscalizador, se intensifica ainda mais”, pontuou.
O secretário da Sihs, Leonardo Góes, explica que o serviço de saneamento básico passa a ser mais eficiente se tratado de forma regionalizada. “A lei sancionada pelo Governador no mês passado, que é a regionalização e a divisão do estado em microrregiões de saneamento básico, possibilitará o planejamento e a execução de políticas públicas voltadas para o serviço no âmbito regional”.
Para o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, o serviço vai melhorar com o Plano Regionalizado. “Quero parabenizar todas as prefeituras envolvidas neste processo e que fazem parte do Consórcio. O Plano vai englobar quatro vertentes importantíssimas para todos os municípios, que são as partes de água, esgoto, resíduos sólidos e a parte de drenagem. Ele vai fazer com que os investimentos que venham a ser feitos, sejam muito mais eficientes e tragam mais resultados”, pontua Cedraz.
O presidente do Consórcio Portal do Sertão e prefeito de Santo Estêvão, Rogério Costa, destacou o empenho da equipe e o apoio dos prefeitos. “Eu fico feliz e agradeço a parceria com os prefeitos do Portal do Sertão, que confiaram e acreditaram na oportunidade de juntos construirmos os Planos municipais, que nos permite hoje, estarmos entregando o Plano Regionalizado de Saneamento Básico, o primeiro na Bahia, que visa melhorar a qualidade de vida nos nossos municípios”.
O evento reuniu o Presidente do Consórcio Portal do Sertão e prefeito de Santo Estêvão, Rogério Costa, o secretário da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SHIS), Leonardo Góes, o presidente da Embasa, Rogério Cedraz e o diretor da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA), Walter Oliveira, Estiveram presentes também prefeitos da região, e representantes: da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, da Secretaria de Relações Institucionais – SERIN, a Federação dos Consórcios Públicos da Bahia – FecBahia, da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), da Funasa, Secretaria de Planejamento do Estado – SEPLAN, da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA, do Colegiado de Desenvolvimento Territorial, secretários dos municípios consorciados e demais autoridades políticas.
Informações: ASCOM/ Portal do sertão
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |