Nesta quarta-feira (31), o projeto Amigos da Água, capitaneado pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), que tem como meta levar à lideranças comunitárias, estudantes e a sociedade a mensagem de uso racional da água, ampliou seu escopo de atuação. Ao participar do Fórum sobre Deficiência e Microcefalia, promovido pela Uneb, iniciativa voltada para professores, estudantes e profissionais das áreas de Educação e Saúde, técnicos da Sihs puderam elencar sobre os benefícios que o investimento em água resulta para o setor de saúde.
Conforme fez questão de frisar, a coordenadora do Amigos da Água, Ruth Vieira, a cada R$ 1 investido em água se economiza R$ 4 em saúde. “Por isso, o nosso engajamento, a nossa luta em deixar clara a importância dessa parceria com a sociedade civil, de forma que a universalização da água seja alcançada e, consequentemente, traga mais desenvolvimento e mais saúde”.
Durante o evento, além de palestras, a Sihs distribuiu cartilhas sobre conscientização, sustentabilidade, meio ambiente, infraestrutura hídrica, saneamento básico e os diversos usos da água, priorizando o abastecimento humano.
A largada do projeto foi dada pela cidade de Itabuna, ocasião em que quatro escolas foram visitadas (Colégio Estadual Oscar Marinho Falcão, Colégio Estadual Amélia Amado, Colégio Estadual Inácio Tosta Filho e o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães), alcançando um total de 520 alunos somente no mês de agosto.
Fonte. Ascom/Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento