Acesso a ferramenta online agilizará resolução de queixas
O presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho, e o superintendente do Procon, Ricardo Maurício Soares, assinam, nesta quinta-feira (20), às 11 horas, Termo de Compromisso que permitirá o acesso online aos registros gerados pelo órgão de defesa, o que dará mais celeridade e eficácia à resolução de queixas. A assinatura do documento acontece na sede do Procon (Rua Carlos Gomes, nº 746, Centro).
A adesão à Carta de Informação Preliminar (CIP) eletrônica permite que o fornecedor tenha acesso online à demanda consumerista, dispondo de um prazo de dez dias para responder ao órgão via sistema. Dessa forma, a implementação do procedimento torna mais efetivo o atendimento ao consumidor uma vez que, se a demanda for resolvida nesta fase, não tornará necessária a instauração de processo administrativo com marcação de audiência conciliatória.
A Embasa vem investindo na aproximação com as instâncias de defesa do consumidor para otimizar sua relação com o usuário. Além da adesão à CIP eletrônica, a Embasa reestruturou, no ano passado, sua equipe interna de atendimento exclusivo para as demandas do Procon, que realiza a análise preliminar das reclamações, visando agilizar a resolução de conflitos.
Nesta semana, o Procon divulgou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do ano de 2013. No período, das 2.650 reclamações contra a Embasa, 217 não foram atendidas dentro do prazo estabelecido pelo órgão. O número global de queixas vem apresentando redução nos últimos anos. Em 2011, foram 2.839 reclamações; já 2012 teve 2.702, contra as 2.650 registradas em 2013.
A absoluta maioria das demandas que chegam ao Procon, entretanto, podem ser resolvidas diretamente entre o cliente e a Embasa. Para isso, basta acionar nossos canais de relacionamento: o teleatendimento 0800 0555 195 (ligação gratuita), o site www.embasa.ba.gov.br (na seção Central de Serviços Web), ou presencialmente nas nossas lojas de atendimento.