Foi autorizada, no último sábado (7), a obra do sistema de esgotamento sanitário (SES) do município de Conde, no Litoral Norte baiano, que vai melhorar a qualidade de vida de cerca de dez mil pessoas, na cidade, além de promover a preservação ambiental das praias, rio e lagoas da região através da coleta e destinação adequada do esgoto. Em visita ao município, o vice-governador e secretário estadual de Planejamento, João Leão, representando o governador Rui Costa, assinou a ordem de serviço para a construção do SES, que conta com R$ 17,3 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Embasa, empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e que será responsável pela realização da obra.
João Leão falou sobre a importância de obras como estas que foram autorizadas em Conde. “Nossa preocupação é também com o povo do interior do estado, com os pequenos produtores, e também fortalecer a economia da região. Por isso, estamos investindo em esgotamento sanitário, para desenvolver essa cidade, e para estimular o turismo em todo o Litoral Norte baiano”, destacou o vice-governador, que, na ocasião, foi recepcionado pelo grupo de samba de roda Samba de Coco.
Serão implantados 23,6 quilômetros de tubulação, entre redes coletoras de esgoto e interceptor, que passarão por seis estações de bombeamento e uma de tratamento. Esse sistema chegará a 3.145 ligações intradomiciliares. A cerimônia de assinatura também contou com a presença do secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, e de outras autoridades estaduais e municipais.