Com o tema “O uso de drones da fiscalização de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, a AGERSA promoveu nesta quarta-feira (30/03), o workshop onde foram demonstrados os avanços da Fiscalização após a capacitação da equipe no curso CORPAS, ministrado pelo GRAER, para operarem sistemas de aeronaves remotamente pilotadas.
O evento foi uma celebração importante no ano em que a AGERSA faz 10 anos de atuação no seu segmento. Hoje a AGERSA conta com a capacitação de 100% da equipe técnica da Fiscalização e NTI pelo curso CORPAS, ministrado pelo GRAER, que agora são Operadores de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas; na oportunidade, os técnicos da DFISC apresentaram para colegas da SIHS, do Inema, da SEI, da Embasa e os convidados especiais do GRAER PMBA, os ganhos obtidos com a inserção dos RPAS na fiscalização de campo, em termos de tempo, eficiência, custo e segurança.
A Engenheira Sanitarista Ambiental, da Equipe de Fiscalização da AGERSA, Louise Camardelli, que ficou na 3ª colocação entre os 87 alunos aprovados na 11ª turma do CORPAS, falou sobre a importância do curso.
“O Curso de operador de RPAS, foi de suma importância para que pudéssemos utilizar o drone de forma segura, atendendo à legislação vigente e compreendendo a responsabilidade de ser um piloto de RPAS. Dessa forma, tornando à atividade fiscalizadora completa e eficiente em todas as vertentes”, contou.
A Diretora de Fiscalização da Agersa, Télkia Rios, falou dos benefícios pós curso.
“Esse evento é a culminância de uma decisão tomada em 2018 e cujos resultados que vêm sendo colhidos, demonstram ter sido a decisão mais acertada, por só ter trazido ganhos para as atividades de campo em termos de qualidade, eficiência, segurança e redução de custo. Agradeço muito ao GRAER e à PMBA por disponibilizar um curso dessa magnitude, muito bem reputado no Brasil inteiro”, enfatizou.
Além disso, a AGERSA prestou homenagem aos parceiros que apoiaram e viabilizaram a consecução desses importantes objetivos:
– Coronel PM Manoel Muniz, Comandante do Policiamento Especializado, neste ato representando o Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel PM Paulo José Reis de Azevedo Coutinho;
– Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia à época em que a parceria iniciou, Coronel PM RR Anselmo Alves Brandão;
– Comandante do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, Tenente Coronel PM Wolney Anderson Santos de Almeida e o Coordenador do CORPAS, Capitão PM Sérgio Nogueira, neste ato representados pelo Capitão PM Agno Santos;
– Comandante do Grupamento Aéreo da Polícia Militar à época em que a parceria iniciou, Tenente Coronel PM Carlos Renato Lima da Silva;
– Coordenador do CORPAS à época em que a parceria iniciou, Tenente Coronel PM Hérlon Conceição Santos Lima.
DOWNLOAD DO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DRONE
[envira-gallery id=”11470″]