A Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR), por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), informa, através de nota, que a regularização do abastecimento de água na região atendida pelo sistema de Pedras Altas, interrompido desde a última terça-feira (16), depende de uma solução da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) para a substituição de um regulador de tensão queimado.
A justificativa da Coelba, é de que não há regulador reserva disponível e, apesar das diversas solicitações e pedidos de substituição feitos pela Embasa, até o momento a situação não foi regularizada. São mais de 180 mil pessoas em 12 sedes municipais e diversas localidades em 22 municípios prejudicadas pela demora da Coelba para resolver a situação.
Em função da extensão do território atendido pelo sistema, conforme o órgão, a Embasa não pode atender toda a população com carro-pipa. Com isso, a companhia estatal aguarda com brevidade a solução do problema por parte da Coelba, inclusive, porque a regularização do abastecimento para toda a região atendida pode levar até 36 horas depois da correção do problema. Os municípios prejudicados são Capim Grosso, São José do Jacuípe, Capela do Alto Alegre, Nova Fátima, Riachão do Jacuípe, São Domingos, Valente, Pé de Serra, Pintadas, Ichu, Candeal e Gavião.