Presente na solenidade de abertura do XVIII Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que aconteceu na noite desta segunda-feira (4), no Othon Palace Hotel, em Ondina, o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento Cássio Peixoto, não apenas destacou a importância de se ofertar e se preservar a água, como também elencou as principais ações da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) neste sentido.
“É fato que o país enfrenta crescente crise hídrica e a SIHS, tem entre as suas finalidades a formulação, execução e o acompanhamento do Plano Estadual de Segurança Hídrica (PESH), com abrangência em todo o Estado da Bahia, com foco principal de atuação nas áreas críticas em termos de cheias, secas e naquelas que possuem elevado potencial de degeneração. Isso tudo, visando o fortalecimento da capacidade de planejamento e gestão no âmbito de recursos hídricos, de forma a elevar a oferta sustentável de água de qualidade e quantidade adequados aos usos múltiplos e melhorar a aplicação dos recursos públicos neste setor”.
Dentro das diretrizes do PESH, Peixoto enfatizou a identificação de obras estruturantes com abrangência territorial e relevância para os pólos de desenvolvimento regional, garantindo a oferta de água de qualidade para todas as demandas. Aliado a isso, o gestor fez questão de frisar que a SIHS desenvolve o Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas (PRBH) em situação de vulnerabilidade e degradação, com ações integradas e permanentes para a promoção do uso sustentável dos recursos naturais, de melhoria das condições sócio-ambientais, do aumento da quantidade e da melhoria da qualidade da água para os mais diferentes usos.
“Em suma, o PRBH terá abrangência em todas as bacias hidrográficas formadoras dos rios estaduais, constando com projetos estratégicos cuja intervenção se dará, prioritariamente nas bacias contribuintes das barragens implantadas, em construção e em projeto nos rios estaduais. A largada foi dada pela bacia hidrográfica da barragem de Zabumbão, nos municípios de Erico Cardoso e Paramirim”.
Ascom/Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento