Consulte aqui os relatórios anuais de informação ao consumidor:
O laboratório central da empresa verifica, através de análises diárias, a qualidade da água oferecida à população, desde as ETAs até as redes de distribuição. Já pronta para ser consumida, a água é bombeada para os reservatórios urbanos e depois é distribuída para os consumidores.
O Sistema Integrado de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de Salvador possui certificado de qualidade ISO 9001:2000. Para obter a certificação, a Embasa precisou adequar aos requisitos da norma os diversos procedimentos referentes a todas as barragens, captações, adutoras de água bruta e tratada, elevatórias, estações de tratamento (Principal, Cobre, Teodoro Sampaio e Vieira de Mello). O processo de normatização foi aprovado pela Empresa BVQI, responsável pela certificação, e levou dois anos para ser concluído. Os trabalhos incluíram treinamentos sistemáticos de todas as equipes operacionais: 327 profissionais, que ganharam mais capacitação para manter o bom funcionamento do serviço de água na RMS. Agora, a Embasa garante o padrão ISO 9001:2000 em todas as etapas de produção, desde a captação nos mananciais, tratamento nas ETAs, até a adução de água tratada para os reservatórios urbanos de distribuição.
O laboratório central da empresa, certificado pela ISO 9001:2000, obteve o melhor desempenho, nas análises de pH e fósforo total, entre 62 laboratórios públicos, privados e de universidades de vários estados brasileiros e da Argentina.
Qualidade da Água na Conta
Desde o dia 15 de março de 2006, em todas as contas de água, consta o resumo mensal das análises da qualidade do produto, relativo aos mesmos parâmetros considerados no relatório anual.
A análise da água fornecida pela Embasa em toda a Bahia é feita regularmente, totalizando, por ano, cerca de 62,5 mil amostras submetidas à análises físico-químicas e bacteriológicas. Por meio deste relatório, a Embasa garante ao consumidor o direito à informação sobre a qualidade da água distribuída, atendendo aos requisitos do Decreto n° 5.440, de 4 de maio de 2005 e do artigo 13 da Portaria n°2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde.
Art. 13 da Portaria N° 2.914/2011
Art. 13 Compete ao responsável pelo sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano:
VI – fornecer a todos os consumidores, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, informações sobre a qualidade da água distribuída, mediante envio de relatório, dentre outros mecanismos, com periodicidade mínima anual, e contendo, no mínimo, as seguintes informações:
a)descrição dos mananciais de abastecimento de água incumbe:
(…)
VI – fornecer a todos os consumidores, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, informações sobre qualidade da água distribuída, mediante envio de relatório, dentre outros mecanismos, com periodicidade mínima anual e contendo, no mínimo, as seguintes informações:
a) descrição dos mananciais de abastecimento, incluindo informações sobre sua proteção, disponibilidade e qualidade da água;
b) estatística descritiva dos valores de parâmetros de qualidade detectados na água, seu significado, origem e efeitos sobre a saúde;e
c) ocorrência de não conformidades com o padrão de potabilidade e as medidas corretivas providenciadas.
(…)
Lei N°8078, de 11 de setembro de 1990
CAPÍTULO III
Dos Direitos Básicos do Consumidor
Art. 6° São Direitos Básicos do Consumidor:
(…)
III – a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentam;
(…)
CAPÍTULO V – Das Práticas Comerciais
SEÇÃO II – Da Oferta
Art. 31° A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
A Embasa está presente em 361 municípios da Bahia, atendendo a cerca de 12,1 milhões de pessoas. Com distribuição de água tratada até a casa dos consumidores. Expandir a cobertura do atendimento, prestando serviços cada vez melhores à população, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, possibilitando mais saúde e higiene através do saneamento básico são as principais metas da Embasa.
Informações adicionais sobre a qualidade da água podem ser obtidas junto aos escritórios da empresa ou pelo tel.: 3373-7790/91.
Confira abaixo,através dos anos, o quadro de amostras da Qualidade da Água coletada na sua Localidade.
2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2010
CANAVIEIRAS
Por determinação de medida liminar referente a ação civil pública no Juízo da Vara Cível da Comarca de Canavieiras, a Embasa contratou um laboratório externo para analisar mensalmente a água que ela distribui na cidade.
Acompanhe aqui, mês a mês, a análise da qualidade da água da cidade de Canavieiras, que também está disponível no escritório local da Embasa, em Canavieiras, e na unidade regional da empresa, em Itabuna.
Data da coleta: 25/01/2012 / Arquivo 2
Data da coleta: 19/02/2013 e 11/03/2013
Data da coleta: 16/04/2013 e 27/04/2013
Data de coleta: 27/09/2013/ Arquivo 2
Data de coleta: 08/10/2013/ Arquivo 2
Data de coleta: 27/11/2013 / Arquivo 2
Data de coleta: 11/12/2013/ Arquivo 2
Data de coleta: 24/01/2014/ Arquivo 2